Imagine um triângulo vermelho. O que você viu?

A probabilidade é que você tenha visualizado um triângulo equilátero vermelho. Mas não especifiquei o tipo e o tom de vermelho. Então como aconteceu? Temos percepções inatas sobre as cores.

Existe uma associação entre cores e emoções. As cores têm um impacto em como nos sentimos em relação a certas coisas, como a vibração pacífica da vegetação, o efeito calmante do pôr do sol, a sensação apaixonada do vermelho. As cores têm muito significado e podem formar uma conexão emocional. Como designer, você deve aprender a escolher as cores com sabedoria. Como as cores podem se misturar, realçar umas às outras e se opor.

"Pesquisas revelam que as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um ambiente ou produto dentro de 90 segundos da visualização inicial. Entre 62% e 90% dessa avaliação é baseada apenas na cor."

O que é a Roda de Cores?
A roda de cores é a base da teoria das cores. Mostra a relação entre cores primárias, cores secundárias e cores terciárias. Ao misturar duas cores primárias, você obtém as cores secundárias. A mistura de cores primárias com cores secundárias fornece cores terciárias. Use o slidevilla para criar designs com cores equilibradas.

A roda de cores foi desenvolvida em 1666 por Sir Isaac Newton. Ele pegou alguns prismas e espelhos e observou todo o espectro de cores. Ele foi o primeiro a criar um diagrama circular de cores.

Existem dois tipos de roda de cores: a roda de cores RGB (Vermelho, Azul e Verde) e a roda de cores RYB (Vermelho, Amarelo e Azul).

Cores primárias, secundárias e terciárias

Uma roda de cores é uma mistura de cores primárias, secundárias e terciárias.

1.As cores primárias incluem vermelho, azul e verde na roda de cores RBG e vermelho, amarelo e azul na roda de cores RYB. Essas cores juntas criam luz branca. Não é possível encontrar uma cor primária faltando em qualquer cor já feita.

2. Cores secundárias

Uma cor secundária é uma mistura de duas cores primárias. Em RGB, a roda de cores, as cores secundárias são ciano, magenta e amarelo. Na roda de cores RYB, as cores são roxo, laranja e verde.

3. Cores terciárias

Quando uma cor primária e uma cor secundária são misturadas, resulta em uma cor terciária. Um total de seis cores terciárias estão lá na roda de cores.

- Combinações de cores
As cores que são colocadas opostas umas às outras na roda de cores são complementares. O alto contraste dessas cores cria uma aparência vibrante. Essas cores não são adequadas para uso em textos.

- Cores análogas
As cores que são colocadas lado a lado em uma roda de cores são cores análogas. Eles são usados ​​para criar um design confortável e sereno. Você pode testemunhar esse esquema de cores na natureza. O equilíbrio é criado escolhendo uma cor dominante, uma cor de apoio e uma cor para ser usada como destaque.

- Cores monocromáticas
As cores que têm a mesma tonalidade com diferentes níveis de saturação. Eles têm baixo contraste e normalmente combinam. A direção deve ser do claro ao escuro.

- Cor triádica
Esse esquema de cores usa cores espaçadas uniformemente em uma roda de cores. Eles criam um visual vibrante e harmonioso. Use uma cor dominante e as outras duas como acentos.

- Cores tetradicas
Este esquema de cores usa quatro cores organizadas em duas cores complementares. Oferece variações. Funciona melhor quando você escolhe uma cor como dominante.

– Matiz, Saturação e Brilho

Matiz refere-se a cores que não possuem tonalidade adicional. Um matiz é a família de cores dominante de uma cor específica. Branco, preto e cinza nunca podem se referir a matiz.

Saturação é a intensidade de um matiz de um tom cinza para cores puras.

O brilho é a quantidade de claridade ou escuridão de uma cor, do preto ao branco.

- Tons, matizes e tons
Tint significa adicionar branco ao matiz para torná-lo mais claro. É mais claro do que a cor de matiz original. Ele tende a ser macio e menos definido.

Sombra significa adicionar preto ao matiz para torná-lo mais escuro. A tonalidade é mais escura e menos colorida que a tonalidade original.

Tons significam adicionar cinza ao matiz para diminuir a intensidade. Muito cinza torna o tom maçante.

A divisão de cores ocorre após a colocação das cores na roda de cores. As cores do lado direito da roda são cores quentes. Estes incluem as cores vermelho, amarelo e laranja. As cores quentes são mais vibrantes.

These colors are named warm because of the feelings it creates. It creates a sense of warmth and comfort.

As cores do lado esquerdo da roda de cores são cores frias. As cores que inclui são verde, azul e violeta. As cores frias são chamadas de cool por causa de seus tons frios. Eles tendem a transmitir uma sensação refrescante.

A mistura de cores quentes com cores frias resultará em um equilíbrio e contraste entre diferentes tons.
Conclusão

As cores são usadas para atrair a atenção, transmitir significado e induzir sentimentos. Uma combinação perfeita de cores pode deixar um impacto duradouro na mente. Portanto, é vital entender a teoria das cores.

“Tudo o que você pode ver no mundo ao seu redor se apresenta aos seus olhos apenas como um arranjo de manchas de cores diferentes.”

A cor não é apenas arte, mas também ciência. A combinação de cores de sua comida pode aumentar seu apetite. As cores vermelha e amarela são usadas em desenhos animados e animações para melhorar a imagem. As cores podem parecer bem simples, mas explicam bem as estações do ano.

Pense no impacto e no clima que você deseja definir em seu design e escolha as cores com sabedoria.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

  • Sign up
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.
We do not share your personal details with anyone.